Laticínios afastados por fraude em 2009 voltaram ao Programa do Leite pela FAC
A denúncia foi feita por Arimatéia França, presidente do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional da Paraíba (Consea). Segundo ele, algumas das empresas de laticínios que foram descredenciadas, em 2009, após denúncia de irregularidades no Programa do Leite, voltaram a fornecer o produto, após receberem o aval da FAC em 2011.
Inclusive, ainda conforme a revelação do ex-presidente da CUT, algumas dessas empresas que foram afastadas do Programa, em 2009, após uma investigação realizada pela própria FAC e o Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome, que concluiu pela ocorrência de várias fraudes. Uma delas era o credenciamento de produtores fantasmas de leite pelos laticínios.
Duas das principais empresas envolvidas no esquema denunciado em 2009 eram a Cooperativa Agropecuária Santa’Anna Ltda. (Copasa) e da Serrote Branco Agroindustrial (Sebral), acusadas de usar produtores fantasmas, entregar a quantidade de leite a menos do faturado e ainda pela adição de produtos químicos e água, para aumentar artificialmente a produção.