O prefeito Cícero Lucena contestou recentemente orientação do Ministério Público da Paraíba e a Defensoria Pública do Estado para alterar, no prazo de 15 dias, nomes de logradouros em João Pessoa associados a personagens da ditadura militar.
“Esta é uma questão que precisa ser discutida por quem é responsável pela nomeação das ruas, que é a Câmara Municipal. Eu não sou o responsável por essa escolha, nem sou eu quem vai fazer a mudança. Além disso, respeito muito a História, pois toda narrativa histórica tem diferentes pontos de vista. Até mesmo os erros fazem parte da história, e é importante respeitar isso”, pontuou o prefeito.
Pra entender – Na semana passada, o MPPB e a Defensoria recomendaram ao prefeito a mudança nos nomes de bairros, ruas e instituições públicas de João Pessoa que fazem referência a figuras ligadas à ditadura militar.
De acordo com a recomendação, foram identificados 11 locais que devem ter nomes alterados. A recomendação faz parte de uma investigação conduzida pelos promotores Fabiana Lobo da Silva e Francisco Lianza Neto, que atuam na defesa da cidadania, e visa verificar o cumprimento das diretrizes das Comissões Nacional e Estadual da Verdade.