Liminar impede posse de Djnailson Faca Cega na Câmara
A faca está cega. Pelo menos para o suplente de vereador Djanilson da Fonseca, do PPS. Ele tinha tudo para tomar posse, na manhã desta sexta (dia 20), com a cassação do colega Felipe Leitão. Mas, de última hora, a Câmara de João Pessoa foi cientificada de uma liminar, obtida na Justiça, pelo PRP e PSD, que impediu sua posse.
O clima ficou tenso na Câmara e os advogados de Djanilson iniciaram uma guerra, para tentar reverter a liminar na 6ª Vara da Fazenda Pública. Enquanto o impasse perdura, o presidente Durval Ferreira não pode encaminhar a posse, apesar de acreditar que ainda pode manter a solenidade para hoje, em horário a ser definido.
O Blog teve acesso a uma informação de que o juiz Marcos Salles (que concedeu a liminar), determinou que nenhum suplente tomará posse, até que haja o julgamento do mérito. Ou seja, pelo menos por enquanto, quem permanece na Câmara é Felipe Leitão. Ou, no máximo, a Câmara ficará com um vereador a menos.
O PRP entrou com a ação na Justiça para impedir a investidura de Djanilson na Câmara, alegando que a vaga é do partido e não do candidato. Djanilson, como se sabe, foi eleito pelo PRP, mas se transferiu para o PPS. A situação do suplente se complicou. Além da ação do PRP, outros partidos também ingressaram na Justiça pra impedir sua posse.
O PMDB, por exemplo, acredita que pode pleitar a vaga, já que os votos dados a Felipe Leitão, em caso de cassação, são considerados nulos. Nesse caso, o PMDB teria direito a mais uma vaga, com base no coeficiente eleitoral e seria para o suplente e ex-vereador João Almeida. O PSD segue lógica semelhante.