LONGA HISTÓRIA Tribunal de Justiça presta homenagem a advogado paraibano de 94 anos
O Tribunal de Justiça da Paraíba prestou, nesta quarta-feira, homenagem ao advogado Paulo Américo Maia de Vasconcelos, em comemoração aos seus 94 anos de vida. Durante a sessão, foi aprovado um voto de congratulações, proposto pelo desembargador José Ricardo Porto.
Ao propor a homenagem, José Ricardo Porto ressaltou as qualidades do advogado, descrevendo-o como uma pessoa simples, educada e culta, que sempre pautou sua carreira pela ética: “Paulo Américo Maia é um homem singular, diferenciado e um advogado que honra e engrandece a advocacia paraibana e nacional.”
Biografia – Paulo Maia é um dos advogados mais antigos em atuação no judiciário paraibano. Iniciou sua carreira em 1953, após se formar no curso de Direito pela Universidade Federal de Pernambuco.
Atuou como Procurador da Rede Ferroviária Federal por mais de duas décadas e foi presidente da OAB/PB por 18 anos, de 1967 a 1985.
Também foi membro efetivo do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba, na categoria jurista. No âmbito acadêmico, destacou-se como professor titular de Direito Civil na Universidade Federal da Paraíba, cargo que ocupou por mais de 20 anos, após aprovação em concurso público.
Ele é pai do desembargador Paulo Américo Maia de Vasconcelos Filho, do TRT 13ª Região.
Os desembargadores Márcio Murilo da Cunha Ramos, Marcos Cavalcanti de Albuquerque, Joás de Brito Pereira Filho, Onaldo Rocha de Queiroga e Romero Marcelo da Fonseca Oliveira também se uniram às homenagens.