Noite muito especial no Cinépolis do Manaíra Shopping, ontem (terça, 19/08) com a exibição do curta “Habeas Pinho”, inspirado em poema do poeta Ronaldo Cunha Lima. O filme resgata um episódio inusitado dos anos 1960, quando o então jovem advogado usou a poesia como peça jurídica para libertar o violão de um seresteiro apreendido pela polícia.
A sessão foi extemamente concorrida e reuniu várias principais lideranças da oposição na Paraíba, de forma suprapartidária, como destacou o ex-senador Cássio Cunha Lima. Dentre os presentes, a desembargadora Fátima Bezerra, o deputado federal Ruy Carneiro (Pode) e o ex-ministro Marcelo Queiroga (PL).
Além de Cássio, a família esteve representada pelos demais filhos, Ronaldo, Savigny e Gal Cunha Lima, responsável pela roteirização do poema. O prefeito Cícero Lucena não compareceu, porque já havia participado do lançamento em Campina Grande, na semana passada.
Enredo – O curta-metragem traz a história real do seresteiro Paulo, interpretado pelo cantor e ator Juzé, que teve seu violão apreendido pela polícia, e foi atrás do jovem advogado Ronaldo Cunha Lima para fazer a sua defesa. Na petição, Ronaldo redigiu um documento em forma de poema para recuperar o instrumento do seresteiro.
Juzé interpreta o seresteiro Paulo, enquanto Lucas Veloso e Mayana Neiva vivem Ronaldo e Dafne Cabral, cantora que recebera a serenata. O filme foi escrito e dirigido por Nathan Cirino e Aluízio Guimarães e produzido por Gal Cunha Lima, que revelou ter trabalhado no curta como uma homenagem ao pai.