Lula critica palavrões contra Dilma e acusa parte da mídia e a elite
A presidente Dilma e o ex Lula estavam em Pernambuco, nesta sexta (dia 13), para fazer campanha pelo senador Armando Monteiro, candidato a governador, mas boa parte do discurso foi inspirado nos episódios que marcaram a abertura da Copa do Mundo, no Itaquerão, a mais mil milhas dali. E Lula foi duro em seu discurso contra parte da Imprensa e das elites, por causa dos palavrões contra Dilma.
Lula entregou uma rosa a Dilma, em desagravo contra as ofensas: “Ô, Dilma, você viu que, no estádio, não tinha ninguém com a cara de pobre, a não ser você?… Não tinha ninguém, pelo menos moreninho. Era a parte bonita da sociedade, aquela que comeu a vida inteira… O que me chamou a atenção é que eu imaginava que a gente aprendia a respeitar os outros na escola.”
O ex-presidente acusou setores da mídia e a elite raivosa, por ter estimulado as vaias e os palavrões: “O que a senhora tem que ter certeza é que, se ofenderem a Dilma, estarão ofendendo a cada um de nós. E nós temos a obrigação reagir e não permitir. Não é uma briga dela, é uma briga de um projeto. É um projeto de inclusão social contra um projeto de marginalização social…”
Adiante, afirmou ainda: “Essa campanha está correndo o risco de ser uma campanha violenta. A elite brasileira está conseguindo fazer o que nós nunca conseguimos: despertar o ódio de classes. Ela está conseguindo fazer com que o ódio tome conta de uma campanha. não medirão esforços para a quantidade de mentiras e preconceitos que vão contar contra a senhora.”
A presidente não teve o mesmo tom de Lula, mas também associou as ofensas a seus adversários: “Sei também que, a cada derrota, eles se desesperam cada vez mais. Sei que o desespero os leva a agredir, a insultar e a mentir. Nós vamos responder a isso com a nossa capacidade de mostrar o que fizemos, com a nossa esperança. Porque sabemos que podemos fazer mais.”
Mais em https://www.youtube.com/watch?v=45Rp6QiLHpY. (especialmente a partir do momento 16:25)