Lula diz em São Paulo estar indignado com a corrupção no Brasil
O ex-presidente Lula, aos poucos, começa a retornar para a cena política. Nos últimos dia, foi presença constante no encontro nacional de dirigentes do PT. Na noite dessa terça-feira (dia 31), o petista surpreendeu a plateia, durante ato público realizado em São Paulo, quando afirmou estar “indignado” com a corrupção no Brasil. “Todos cometemos equívocos”, disse ainda.
Ele afirmou: “Hoje, se tem um brasileiro indignado com a corrupção, esse brasileiro sou eu.” E também disse ficar irritado quando dirigentes petistas afirmam que as manifestações de 15 de março foram promovidas “por quem não presta e nós é que somos os bons, e sabemos que todos têm o direito de protestar, não apenas o PT”.
Apesar de reafirmar em seu discurso o bordão do PT ser “nós contras eles”, Lula repetiu que “todos têm o direito de ir às ruas protestar, inclusive nós devemos voltar às ruas para protestar, afinal fizemos isso contra Sarney, Collor, FHC, Geisel, Médici, e sabemos que é a primeira vez que estão indo às ruas contra nós, mas isso faz parte do processo democrático”.
Lula também fez uma crítica leve em relação à política econômica da presidente Dilma: “Nós não deveríamos ter congelado o preço dos combustíveis durante dois anos, ou da energia elétrica para estimular a produção industrial, poderíamos ter aumentado lá em 2012.” Por fim, o petista defendeu o ajuste fiscal promovido pela presidente, mas afirmou que o ajuste precisa ser precedido de um debate amplo com a sociedade.