Lula diz que PT está velho e só pensa em cargos e empregos. Dirigentes silenciam
Um dia depois do ex-presidente Lula afirmar que o “PT está velho” e “só pensa em cargos”, nenhum dirigente do partido veio a público para rebater. Se a declaração fosse dada por outra liderança, com toda certeza haveria uma chuva de notas oficiais de seus dirigentes para rebater, e considerar a afirmação uma ofensa.
Durante evento realizado em São Paulo, Lula afirmou que o “PT perdeu um pouco a utopia”. E pontuou: “Eu lembro como a gente acreditava nos sonhos, como a gente chorava quando a gente mesmo falava. Chorávamos de nós mesmos, tal era a crença. Hoje, precisamos construir, porque hoje a gente só pensa em cargo, só pensa em emprego, só pensa em ser eleito. Ninguém hoje trabalha mais de graça (pelo partido)”.
“O PT está velho. Eu que sou a figura proeminente do PT tenho 69, estou cansado, já estou falando as mesmas coisas que falava em 80. Eu fico pensando se não está na hora de fazer uma revolução neste partido, uma revolução interna e colocar gente nova, gente que pensa diferente, gente mais ousada, gente com coragem. Nós temos de definir se queremos salvar nossa pele e nossos cargos ou se queremos salvar nosso projeto”, disse ainda.
Vamos combinar: poucos dirigentes partidários teriam a coragem que Lula demonstra ao fazer esse tipo de diagnóstico sobre o partido que ajudou a construir. Tudo bem, pode ser apenas uma estratégia, ousada sem dúvida, para evitar o colapso da legenda, ante a escalada de escândalos. Mas, mostra coragem. Coragem inclusive de contrariar seus próprios partidários.
Que, a esta altura, acusados de serem carreiristas, poderiam reagir. Mas, dificilmente reagirão.