Mais uma pendenga partidária: Nacional do PTN intervem para partido coligar com o PSB
Poucas vezes se viu na Paraíba uma eleição que se inicia com tantas manobras de bastidores e pendengas partidárias. A última delas envolve o PTN do deputado Toinho do Sopão. Após o partido ter homologado, em convenção, aliança com o PSDB do senador Cícero Lucena, eis que a direção nacional intervém e leva o partido para uma coligação com o PSB.
Com algumas diferenças, foi o que ocorreu, por exemplo, com o PT de Campina Grande. Também aconteceu ao PSC de João Pessoa. Sucedeu algo similar, com outras particularidades, à candidatura do vereador Bira que foi confirmado em congresso do partido, mas teve a legenda negada na convenção do dia 30, por uma interferência de cima pra baixo.
O que mais impressiona em todos os casos é que essas movimentações não levam em conta o principal interessado e destinatário fiel de qualquer pleito, que é o eleitor. Em nenhum dos casos, o cidadão eleitor foi chamado a opinar. Em todos os casos o que prevalece a chamada ditatura dos partidos, que se situa acima da militância, e deixa o cidadão perplexo.
Pior: promove-se a desnecessária judicialização do pleito, em que os candidatos ficam no limbo da incerteza e o eleitor não tem absoluta garantia de quem irá para as urnas.