Governo manobra para adiar contratação de concursados do Corpo de Bombeiros
Os concursados para o Corpo de Bombeiros da Paraíba têm razão de estar furiosos com o Governo do Estado. Apesar da necessidade de aumentar o efetivo, o Governo decidiu reduzir drasticamente a carga horária do curso de formação de soldados, o que impede a sua contratação dentro do prazo previso pelo concurso público.
O mais grave é que a maioria dos alunos aprovados no concurso e matriculados no curso vem se outras cidades e até de outros Estados para estudar em João Pessoa. Alguns chegaram até mesmo a trazer suas famílias, e isto acarretou despesas, que estão se prorrogando além do prazo previsto. “Alguns estão sem dinheiro para continuar”, diz um deles.
O curso teria uma duração prevista de oito meses, ou 1070 horas/aulas, conforme o edital do concurso, porém o curso está se estendendo além do previsto. “Desta forma, (os aprovados) submetem suas famílias a passar necessidades, uma vez que a bolsa de estudos é insuficiente para o sustento de uma pessoa, imagine de uma família”, acrescenta.
Efetivo – Dados levantados junto ao Corpo de Bombeiros da Paraíba revelam que “o efetivo é menos da metade do necessário para cobrir as necessidades da corporação”. O próprio comandante-geral, Coronel Jair Carneiro, admitiu o efetivo está muito abaixo das necessidades, o que obriga a convocação de bombeiros em folga para suprir as demandas.