Manuel Jr recua e apoia deputado “independente” contra “governista”
O deputado Manuel Júnior confirmou ao Blog que decidiu apoiar a postulação de seu colega Lúcio Vieira Lima (BA) na disputa pela liderança do PMDB na Câmara Federal: “De fato, na disputa interna, Lúcio teve um voto a mais e, sendo assim, estou apoiando a sua candidatura.” O baiano vai disputar o posto com os deputados José Priante (PA) e Leonardo Picciani (RJ), considerados mais governistas.
Já Lúcio representa a ala mais independente do partido, na relação com o Palácio do Planalto Ele disputou a indicação contra Danilo Forte (CE), Marcelo Castro (PI) e Manoel Júnior (PB). Com o resultado, os três preteridos devem ser indicados para comandar a CPIs que caberão ao bloco formado pelo PMDB aliado do presidente Eduardo Cunha.
Picciani tem claramente a pretensão de disputar a Prefeitura do Rio, em 2016, e quer ser líder já neste ano para turbinar sua candidatura. Porém, ele vem sendo isolado pelos outros adversários, que se dizem contrários à hegemonia do PMDB do Rio de Janeiro, que, além de ter a presidência da Câmara, comanda o governo fluminense e a prefeitura da capital.
Definição – Por volta do meio-dia, o deputado carioca Leonardo Picciani foi eleito líder, após derrotar seu colega Lúcio Vieira, por 34 a 33 votos.