Manuel Júnior está certo da vitória de Cunha na Câmara Federal
Se a disputa pelo Senado não promete surpresas, com a iminente confirmação de Renan Calheiros como presidente, a eleição para a Câmara Federal sinaliza em temperatura máxima. Apesar do apoio que o Palácio do Planalto empresta ao petista Arlindo Chinaglia, a candidatura de Eduardo Cunha segue favorita. Mas, pode dar segundo turno.
Mesmo assim, segundo o deputado Manuel Júnior, um dos coordenadores da campanha, “Eduardo Cunha deve confirmar sua vitória, não para ser oposição ao Governo da presidente Dilma, mas para que a Casa mantenha a independência e possa conduzir-se de forma autônoma”. Cunha também deve comandar, segundo Júnior, a aprovação do orçamento impositivo, que obriga o Governo a executar despesas agregadas ao orçamento sob a forma de emendas individuais de parlamentares.
Cunha tem, segundo o último levantamento, nove dos 12 deputados da Paraíba. Luiz Couto (PT), Damião Feliciano (PDT), Benjamim Maranhão (SDD) e Aguinaldo Ribeiro (PP) foram orientados pelo Palácio do Planalto a votar em Chinaglia.