Maranhão amplia vantagem sobre Santiago e Lucélio
O ex-governador Zé Maranhão não chega a ser exatamente uma surpresa nestas eleições. Apesar de que, em pleitos anteriores, sempre largou na dianteira e perdeu fôlego nos momentos derradeiros da disputa. Mas, desta vez, a julgar pelos números do Ibope, a apenas 15 dias de veredicto das urnas, Maranhão segue firme na liderança com 35%.
Não apenas firme, como cresceu cinco pontos percentuais em relação à pesquisa anterior. Com isso, mantém a distância de Wilson Santiago (PTB), que passou de 19% (da anterior) para 17%, enquanto o petista Lucélio Cartaxo passou de 14% para 15%, um crescimento ainda tímido para esse momento de afunilamento da campanha.
Na verdade, esses números do Ibope, a julgar como verdadeiros, mostram que renhida mesmo é a disputa entre Santiago e Lucélio. Santiago sofre da síndrome de ter sido adversário de Cássio em 2010, inclusive ocupando, por vários meses, a senatoria que por direito seria do tucano. Lucélio, que mostrou capacidade eleitoral, se ressente da indefinição da Justiça, com respeito à aliança do PT, se com PSB ou PMDB.
Demais candidatos – Ainda segundo o Ibope, a professora Leila (PROS) tem 2%, quando na pesquisa anterior contava com 1%. Já o candidato Walter Brito perdeu votos em relação à pesquisa anterior. Ele saiu de 2% para 1%. Os demais candidatos pontuaram abaixo de 1%.