Maranhão cobra solução emergencial se a Transposição não for concluída a tempo de evitar colapso
“Precisamos adotar providências urgentes para evitar o colapso no abastecimento d’água no Estado, especialmente em cidades como Campina Grande e entorno, onde vivem mais um milhão de paraibanos. Temo que a Transposição não chegue a tempo, caso não ocorram chuvas intensas nos próximos meses.” Essa foi a preocupação do senador Zé Maranhão em recente audiência com o presidente Temer.
Segundo Temer, mantido o atual ritmo das obras, as águas da Transposição deverão chegar ao Eixo Leste, região de Monteiro, em março de 2017. Já o Eixo Norte (Cajazeiras), só em dezembro. “Se não chover, não teremos como esperar tanto. E mesmo que as águas cheguem em março, ainda irão demorar um tempo até chegarem ao Açude de Boqueirão, que abastece Campina Grande e região”, lembrou o senador.
“Então, precisamos pensar numa solução emergencial. Não podemos ficar de braços cruzados”, afirmou o senador. Ele solicitou estudos técnicos do Ministério da Integração Nacional, para encontrarem uma saída, caso a situação se agrave nos próximos meses. “Hoje, Campina Grande e dezenas de cidades já vivem um racionamento quase total, precisamos agir”, completou o senador.