Maranhão e o surpreendente gesto em defesa de Veneziano após punição do PMDB
É bem possível que até mesmo o deputado Veneziano tenha se surpreendido com as declarações do senador Zé Maranhão, condenando a punição imposta pela Direção Nacional do PMDB, com a suspensão das prerrogativas partidárias por 60 dias, por ter votado contra o presidente Temer na Câmara Federal. Maranhão disse categoricamente que “teria votado contra (a punição) se estivesse na reunião”.
E por que a surpresa? Porque, primeiro, há um clima de acirramento entre Veneziano e Maranhão, por discordarem sobre uma parceria com o governador Ricardo Coutinho. Depois, e isso não é novidade, Veneziano tem mais do que flertado com o Podemos (ex-PTN) para assumir o partido na Paraíba, o que significa sua saída do PMDB. Então, o gesto de Maranhão foi daqueles que surpreendem.
A posição do senador deixa o deputado de saia justa, não há dúvida. Veneziano pode até deixar o PMDB (e deverá deixar mesmo), mas com o argumento (forte, aliás) de ter sido punido injustamente pela cúpula, e não com o discurso de que foi enxotado do partido pelo senador, como certamente seria mais conveniente do ponto de vista da economia política local.