Maranhão supera descrença, vence e se torna o maior eleitor pro 2º turno
O ex-governador Zé Maranhão é provavelmente o maior vitorioso destas eleições. Por várias razões. Primeiro que, após duas amargas derrotas (em 2010 na disputa ao Governo e, em 2012, à Prefeitura), era tido como superado para disputar novos pleitos. Depois, porque chegou a enfrentar graves problemas internos na família, ao anunciar que seria candidato a deputado federal.
Maranhão só decidiu disputar o Senado na undécima hora, após a desistência de Veneziano em concorrer ao Governo. Finalmente, foi duramente atacado pelos adversários, que o acusavam de ser ultrapassado para seguir na vida pública. Era voz corrente que ele entraria bem na disputa, começaria em primeiro, mas seria superado pela concorrência, como ocorrera nas eleições passadas.
Ele conseguiu superar todos esses obstáculos e deixou para trás um veterano, o ex-deputado Wilson Santiago, e um calouro, Lucélio Cartaxo. A impressão é que a Paraíba decidiu eleger Maranhão talvez como uma reparação para as derrotas que lhe havia imposto anteriormente. Com uma folha corrida limpa, sem máculas, não foi fácil para o eleitor optar por Maranhão.
Por fim, Maranhão se credencia como um dos maiores eleitores para o segundo turno.