Maranhão surpreende com performance em pesquisas e apoios
Impressiona a performance do candidato ao Senado pelo PMDB, Zé Maranhão. Nem tanto por sua biografia de ex-deputado, ex-senador e ex-governador, que tem realmente peso. Mas, o fato é que, até bem pouco tempo, Maranhão era “apenas” candidato a deputado federal. E, uma vez que assumiu a disputa ao Senado, tem conseguido apoios que, antes, se julgava improváveis, e em vários municípios.
O último deles foi emprestado pelo prefeito Netinho e mais 17 vereadores de Santa Rita, o terceiro colégio eleitoral do Estado. Tudo bem que Maranhão tem uma história de obras na cidade, mas um apoio dessa dimensão é raro nessas latitudes, com tantos outros candidatos disputando os mesmos espaços. Parece revelar que sua candidatura tem uma solidez que alguns antes questionavam, desde sua sequencia recente de derrotas.
Talvez seja a força dos números refletidos em todas as últimas pesquisas recentemente divulgadas no Estado. Mas, pode ser também que o eleitor, de alguma forma, tenha decidido, digamos, redimir o ex-governador precisamente de suas derrotas à Prefeitura de João Pessoa e, especialmente, ao Governo do Estado. Quase um recado à praça, que o eleito em 2010 deveria ter sido ele.
Seja qual for a motivação, a verdade é que o peemedebista larga bem nesse momento da disputa, e põe dificuldades a mais para seus adversários mais diretos: Wilson Santiago e Lucélio Cartaxo.