Marcelo rebate ameaça de governistas: “Garanto que Quintans não fica sem mandato!”
A atuação decisiva do deputado Assis Quintans durante a Caravana da Seca, coordenando os trabalhos, irritou setores do Governo RC, por não concordarem que um deputado, supostamente da base, liderasse a iniciativa da Assembleia, tida como uma afronta ao governador.
Resultado: na condição de primeiro suplente (da coligação Dem-PSDB-PDT-PSB), Quintans passou a ter o mandato ameaçado, ante a possibilidade do governador convocar seus dois deputados de volta: Adriano Galdino (Casa Civil) e Manuel Ludgério (Interiorização).
A operação, no entanto, tem um efeito colateral: tirar também o líder Hervázio Bezerra (segundo suplente) da Casa. A saída de RC seria convocar Hervázio para uma secretaria. Mas, a ameaça a Quintans foi logo rebatida pelo presidente da Assembleia, Ricardo Marcelo: “Garanto que Quintans não fica sem mandato!”
Pelo que asseguraram os deputados que seguem orientação de Ricardo Marcelo, caso o governador convoque seus dois parlamentares para tirar o mandato de Quintans, então haverá um rodízio de licenças para que ele permaneça na Casa. “Quintans é muito útil ao parlamento”, disse Marcelo.
O dossiê produzido pelo deputado é um verdadeiro raio x de como se encontra o interior do Estado, ante a inclemência da seca. Mais que isso: também traz a pobreza de ações do Governo para acudir as pessoas que mais sofrem com a estiagem. Essa constatação não agradou ao Governo RC.
Há um claro descompasso entre a propaganda do Governo e suas ações no interior do Estado, especialmente em relação à distribuição de água por carros-pipa e comercialização de ração para os pequenos produtores rurais. Em algumas regiões, como o Curimataú, a tibieza do Governo levou os produtores a perderem 85% dos seus rebanhos.