Mas, afinal, o que deu em Couto?
Não é possível que o deputado Luiz Couto, um dos mais brilhantes parlamentares da Paraíba, tenha perdido o equilíbrio só por causa da derrota no PT. Independente dos seus motivos, a verdade é que o deputado petista está claramente descompensado.
Tudo bem, o deputado tem um histórico. Todos lembram como, em 2004, o PT tinha se aliado ao PSDB do grupo Cunha Lima em Campina, e Couto acusou o então vereador e candidato a prefeito Veneziano de pedofilia. A denúncia era falsa, mas deu o que falar.
No final do ano passado, Couto comandou uma operação para queimar a indicação do deputado Manuel Júnior para o Ministério do Turismo, a quem acusou de participar do esquema de pistolagem. Aliás, por conta dessa acusação, responde ação na Justiça Federal.
Há uma semana, o petista se envolveu num incidente com jornalistas do programa CQC, dentro do Congresso. Couto se recusou a conceder entrevista e até tentou derrubar o seu microfone. Foi mais uma reação, no mínimo, estranha para quem prega democracia.
Agora, o deputado surpreende a praça com declarações, no mínimo, temerárias. Numa frente, após se dizer arrependido de ter votado no senador Vital Filho, Couto o chamou de “bandido”. Ataque pra lá de pesado. Pode render até quebra de decoro parlamentar.
Não satisfeito, avançou até ainda contra o presidente nacional do PT, Ruy Falcão. Revoltado com a visita de Falcão à Paraíba, neste domingo, para acompanhar a disputa do partido em torno de candidatura própria, Couto não poupou o dirigente. E foi pesado.
O padre disse que, em vez de vir à Paraíba participar do evento, Ruy Falcão devia era se explicar sobre as acusações que o associam à chamada “privataria do PSDB”. Foi realmente de impressionar. Dá a impressão que o deputado fez tais desabafos sem pensar.
Aliás, pelo que se comentava no PT, ontem, Luiz Couto só patrocinou as pesadas badaladas, porque não imaginava que pudesse estar sendo gravado. Resultado: agora terá que se confessar e procurar pelo menos comungar com alguma tranquilidade. Sua imagem sai muito arranhada.