Mas, afinal o que o Governo “tranca-escolas” tem contra as escolas públicas?
No mundo todo fechar escolas é crime. Na Paraíba, sob gestão girassol, fechar escolas é política de Governo. Ancorado nessa máxima, o governador Ricardo Coutinho segue trancando escolas públicas. Aliás, essa tem sido uma de suas especialidades. A “vitima” mais recente foi a Escola Estadual de Ensino Fundamental, Coração Divino (Bairro Alto do Mateus, João Pessoa).
Mais de cem famílias do bairro foram às ruas, nesta segunda-feira (dia 19), para protestar contra o iminente fechamento da escola, que funciona há mais de 40 anos. Revoltados com a ofensiva girassol, os pais de alunos realizaram um protesto, interditando ruas próximas à escola, com queima de pneus, para chamar a atenção da população contra o fechamento da unidade.
O mais grave, contudo, é o discurso contraditório do Governo. Segundo a vice-diretora, Edileuza Bezerra, o Governo tem alegado que a escola teria poucos alunos, mas ela assegura que há pelo menos 100 estudantes matriculados, e o número só não é maior “porque o processo de matricula foi cancelado no início de dezembro, pela Secretaria de Educação, mas muitos vieram fazer matricula e não conseguiram”.
O Governo RC alega que a escola estaria dentro daquelas unidades que serão fechadas por não terem atingido uma nota razoável no Ideb ( Índice de Desenvolvimento da Educação Básica). Segundo o governador, 25 escolas públicas serão fechadas no Estado. Mas, segundo Edileuza, é uma inverdade: “A nota está um pouco acima do que estabelece o MEC, portanto não há justificativa para acabar com a vida dessa escola que já tem mais de 40 anos na comunidade”