Mas, afinal, por que o governador anda tão irritado?
Certamente não deve ser apenas por estar em final de mandato. Mas, uma pergunta se impõe, diante das últimas declarações raivosas do governador Ricardo Coutinho contra seus atuais adversários, o senador Cássio Cunha Lima e o prefeito Luciano Cartaxo, os mesmos com quem contou para se eleger em 2010 e se reeleger em 2014: por que o governador anda tão biliático?
O governador, aparentemente, não está feliz com a peregrinação que Luciano Cartaxo tem feito por cidades do Estado. Tanto que, após a recente ida do prefeito ao Conde, o governador, não apenas escalou a prefeita Márcia Lucena para atacar, como ele próprio reservou torpedos da oratória girassol e desfechou seu bombardeio verbal contra Cartaxo.
Em outra frente, manteve a artilharia pesada contra o senador Cássio, seu alvo preferencial, desde que rompeu com ele em 2014. Usando palavras como “mentiroso” e “mesquinho”, o governador esgotou seus mísseis na tentativa de atingir o adversário. É questionável se eles são de longo alcance, mas o fato é que sua incontinência verbal tem chamado a atenção até de aliados.
Tanto que, na manhã desta segunda, após disparar pesado contra Cartaxo e Cássio, ele foi aconselhado a debrear, ante o efeito contrário de sua agressividade. E, logo depois, já no seu programa da Rádio Tabajara, aparentemente controlado, fez um esforço notório para demonstrar calma. Mas, tem deixando a impressão para assessores próximos que “anda meio descompensado”.