MEC: não há uma escola estadual da PB nem entre as quatro mil melhores do País
Impressionam os números do Enem, divulgados na manhã desta sexta (dia 23), pelo Ministério da Educação, especialmente se olharmos pela perspectiva da Paraíba. Um dado: não há uma só escola da rede estadual de ensino nem entre as quatro mil melhores do País. Uma só. As poucas que constam, ou são particulares, ou da rede federal.
É tão gritante, que apenas na 4.294ª posição surge a primeira escola pública estadual, precisamente o Centro Estadual de Ensino Sesquicentenário, que fica em João Pessoa, e que já foi considerada uma das melhores do Estado. Depois, na 5.320ª a Escola Padre Simão Fileto, que é da rede… municipal de Cubatí.
Adiante, então surge, finalmente, a segunda escola da rede estadual a figurar na lista da cinco mil: Escola João Roberto Jorge, em João Pessoa. Figura na 5.490ª posição do ranking. Trata-se de um dado que fala por si só. É patente a condição em que se encontra a Paraíba, quando o quesito é educação.
Mostra de fato a realidade como se encontra a rede estadual de ensino da Paraíba, em que não se paga o piso aos professores, onde o Governo Ricardo Coutinho fechou mais de 180 escolas e onde o governador tem feito o esforço supremo para implodir com a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), uma das mais importantes do interior do País.
Tem sido uma administração onde pululam os escândalos envolvendo compra de kits escolares a preços superfaturados, que virou escândalo nacional, e ( já se fala) até a aquisição de kits escolares sobre o combate à dengue, sem licitação, apenas para tentar fechar a conta dos 25% nos gastos constitucionais com educação.
Claro que os problemas do ensino público na Paraíba não são inteiramente culpa do atual governador. Mas, em dois anos de administração, já deveria ter, pelo menos, sinalizado com mudanças importantes. O que se viu foi o contrário. E o que se vê, na verdade, é um retrocesso que, esperamos ardentemente, não seja o retorno de 40 anos em quatro.
Mais informações sobre o Enem, com o ranking das escolas de todo o País na reportagem http://migre.me/c1UGE.
Matéria atualizada às 17h46, de 23.nov.2012.