
Mais um ranking em que a Paraíba figura bem. O Estado vem em 2ª posição no Nordeste, de acordo com o indicador de Sustentabilidade Ambiental do Ranking de Competitividade dos Estados 2025. O estudo é elaborado pelo Centro de Liderança Pública.
A Paraíba vem imediatamente atrás de Sergipe, que lidera o ranking no Nordeste. Mas, está à frente de todos os demais Estados. Destaque negativo para Piaui e Maranhão, que aparecem na lanterninha do ranking na região.
O indicador afere a implementação de políticas públicas voltadas à proteção ambiental e ao desenvolvimento sustentável e considera indicadores como emissões de poluentes, desmatamento, tratamento de esgoto, gestão de resíduos sólidos e manejo de recursos hídricos.
O desempenho da Paraíba reflete a consolidação de ações e estratégias que fortalecem um modelo de desenvolvimento mais equilibrado, aliado à preservação dos recursos naturais.
Projetos – Entre as iniciativas da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Sustentabilidade que têm contribuído com a melhoria da Paraíba no ranking, destaque para o “Programa Paraíba Mais Verde”, voltado à recuperação da Caatinga e de áreas degradadas, além dos projetos “Sertão Vivo” e “PB Rural Sustentável”, que fortalecem comunidades rurais, com investimentos superiores a R$ 350 milhões.
Na área de segurança hídrica, os recursos destinados a projetos somam cerca de R$ 720 milhões, ampliando o acesso sustentável à água. A secretaria também vem desenvolvendo o programa Regulariza PB, que presta apoio aos produtores na realização ou atualização do Cadastro Ambiental Rural e na adesão ao Programa de Regularização Ambiental (PRA), e o programa Agente Jovem Ambiental.