MESMO TERRITÓRIO… Cartaxo, Ruy e Queiroga mostram afinação em triunvirato para cobrar tropas federais na eleição
Um curioso trinvirato foi oficializado na disputa pela Prefeitura de João Pessoa. Na manhã desta quarta-feira (11/09), os candidatos Luciano Cartaxo (PT), Marcelo Queiroga (PL) e Ruy Carneiro (Podemos), anunciarem, em entrevista coletiva, que irão solicitar, conjuntamente, tropas federais para eleição na Capital.
É, sem dúvida, uma novidade. Afinal, quem poderia imaginar uma união entre o petista Cartaxo com o bolsonarista Queiroga, para defender pautas comuns, especialmente durante um processo eleitoral? Pode ser uma sinalização, inclusive, de que poderão se unir num eventual segundo turno.
A ação foi, conforme os candidatos, consequência da recente Operação Território Livre, que investigou a captação violenta de votos, especialmente no Bairro de São José, onde mandados de buscas e apreensão foram cumpridos pela Polícia Federal.
Cartaxo, Queiroga e Ruy afinaram o discurso, claramente de oposição ao prefeito Cícero Lucena (Progressistas), alertando para, segundo os candidatos, o risco de João Pessoa vir a se transformar numa réplica do que acontece, atualmente, no Rio de Janeiro, onde impera o crime organizado.
Também participaram do evento os candidatos a vice: Amanda de Melo (Podemos) da chapa de Ruy, além de Amanda Rodrigues (PT) na composição com Cartaxo e Sérgio Queiróz (Novo) parceiro de Queiroga. O detalhe foi o clima de descontração…
Descontação especialmente entre Ruy e Amanda (esposa de Ricardo Coutinho), lembrando que, na última eleição municipal (2020), Ruy chegou a se indispor com o ex-governador, então candidato a prefeito, alegando estar constrangido com a sua presença num determinado debate, por seu envolvimento na Operação Calvário.