Ministro atende apelo de Cabo Gilberto e torna sem efeito nomeação de aliado de Ricardo Coutinho para o Incra na Paraíba
Surtiu efeito a queixa do deputado Cabo Gilberto em relação à nomeação do agrônomo Leonardo Torreão Villarim para a superintendência do Incra na Paraíba. A ministro Onyx Lorenzoni (Casa Civil) acaba de tornar sem efeito a nomeação de Leonardo após a constatação de que ele seria, em verdade, aliado do ex Ricardo Coutinho.
Como se sabe, Torreão havia sido nomeado pelo Ministério da Agricultora como o novo superintendente regional do Incra na Paraíba para substituir Francisco Rinaldo Maranhão de Figueiredo. A nomeação foi publicada no Diário Oficial da União, e noticiada pelo Globo Rural. (em https://glo.bo/2O3bogV)
Logo depois, Cabo Gilberto publicou um vídeo, pedindo que os internautas entrassem nas redes sociais do presidente Bolsonaro, para denunciar que seu governo estaria nomeando aliados de Ricardo Coutinho para cargos federais na Paraíba. “Bolsonaro precisa saber dessa nomeação”, dizia. E, aparentemente, o recado chegou ao Palácio do Planalto.
Histórico – Leonardo foi nomeado por Ricardo Coutinho quando prefeito de João Pessoa. E, após assumir o governo, aboletou Torreão num cargo na antiga Emepa. Então, em janeiro deste ano, foi nomeado para a Empaer, pelo governador João Azevedo, supostamente a pedido de RC.
Nos bastidores, circula informação que o agrônomo havia sido nomeado para o Incra por indicação do deputado Efraim Filho.