Transposição: Ministério nega paralisação e rebate declaração de Cícero ao Blog
O Ministério da Integração Nacional enviou email, rebatendo informação do senador Cícero Lucena publicada pelo Blog. O senador tucano tinha afirmado que as obras da Transposição se encontravam abandonadas. No email, o Ministério nega a paralização da Transposição, e enfatiza, inclusive, que há quatro mil pessoas contratadas, trabalhando nas obras.
Diz a nota: “O Ministério da Integração Nacional informa que não há qualquer paralização nas obras do Projeto de Integração do Rio São Francisco. Atualmente, a obra emprega mais de 4 mil trabalhadores e até junho serão contratadas 4 mil novas pessoas.”
Adiante, esclarece: “Em alguns trechos, as equipes se revezam 24 horas por dia, a exemplo do lote 14 do Eixo Norte, localizado entre Mauriti (CE) e São José de Piranhas (PB), onde está em construção o maior túnel para transporte de água da América Latina.”
Diz ainda: “O Projeto de Integração do São Francisco às Bacias do Nordeste Setentrional trata-se do maior empreendimento de infraestrutura hídrica já realizado no Brasil. Mais 12 milhões de pessoas serão beneficiadas pelo projeto nos estados de Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte.”
E conclui: “Como exemplo da avaliação positiva do Projeto, esta semana, em Genebra, Suíça, onde acontece a Reunião de Alto Nível de Políticas Nacionais sobre a Seca (HMNDP), o trabalho foi visto como arrojado e de muita importância para o semiárido brasileiro pelo Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) no Brasil, participante do evento. Cabe destacar ainda que para cada R$ 1 investido no projeto São Francisco, o Governo Federal investe mais R$ 2 em outras obras hídricas no Nordeste.”
Em entrevista ao Blog, o senador Cícero havia dito, um dia antes da vista às obras da Transposição, integrando a Comissão da Seca: “Estamos preocupados com o abandono das obras. O que temos, neste início de 2013, são desculpas e explicações evasivas para obras abandonadas, muitas em franca deterioração, servindo de habitáculo para bodes e jumentos.”
Arremate do senador: “Nós precisamos ver pessoalmente e entender por que o Governo Dilma não conclui uma obra, fundamental para os nordestinos, porque água é vida. Depois de sete anos, a obra tem apenas 43% de seus trabalhos concluídos, e isso graças ao Exército. É muito pouco para um Governo que deveria se preocupar em acudir os mais humildes”. Mais em bit.ly/YxGp96