Ministra Miriam, Barbosa e a ponte que caiu
Segue rendendo comentários a fatídica recente reunião em Brasília do governador Ricardo Coutinho e o prefeito Luciano Cartaxo com os ministros Aguinaldo Ribeiro (Cidades) e Miriam Belchior (Planejamento). Foi incompreensível que o Governo RC, que tanto fala em projetos, não tenha apresentado um sequer na área de mobilidade urbana…
… Aliás, o secretário Ricardo Barbosa (PAC) apresentou um: a ponte de Cabedelo a Lucena! No que foi, imediatamente, rebatido pela ministra Miriam, advertindo que se trata de um projeto da área de turismo, não da mobilidade! Esse e outros ecos da reunião são comentados pelo blogueiro Eliabe Castor, que o Blog reproduz.
Na íntegra: “Realmente eu não quero malhar em ferro frio e digo, para alguns leitores, que algumas informações não são de primeira mão. Contudo, o que há de inédito está centrado nas cobranças da ministra do Planejamento, Miriam Belchior e também do ministro das cidades Cidades, o paraibano Aguinaldo Ribeiro, para com o prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo (PT) e o governador Ricardo Coutinho (PSB).
Todos sabem que a gestão de Luciano Cartaxo, com os seus secretários, levaram para o Distrito Federal 16 projetos de mobilidade urbana para a capital, totalizando R$ 911 milhões, havendo destaque para Nilton Pereira de Andrade, superintendente da Mobilidade Urbana, e Rui Leitão, do Pacto de Aceleração do Crescimento (PAC).
Bem, o governo municipal saiu bem na fita, com direito a fotos do prefeito Luciano Cartaxo e a ministra. Já o governador Ricardo Coutinho, nada polido, viu o desleixo de Ricardo Barbosa e sua equipe de engenheiros e arquitetos, que ganham mensalmente milhares de reais, não conseguir apresentar um só projeto pela esfera federativa por falta de ação. Um absurdo já que as verbas vêm e nada se apresenta.
Aliás, para não dizer que nada foi apresentado, de forma patética Ricardo Barbosa, abandonado providencialmente por Ricardo Coutinho na reunião, nada mais teve o que falar que uma ponte que ligará Cabedelo a Costinha, projeto esse, do então governador Cássio Cunha Lima (PSDB), que teve sua gestão cassada em 2009. Hoje o tucano é senador pela Paraíba.
O interessante nessa longa história é que, tal qual Ricardo Coutinho, a ministra dá um puxão de orelha em Ricardo Barbosa e lembra que o projeto entre Cabedelo e Costinha não está relacionado à mobilidade urbana e, sim, ao turismo. Cabe ao secretário estudar mais antes que RC o descarte assim como fez com outros tantos.”