Ministro admite para Cássio que intervenção no Rio pode “empurrar bandidos para a Paraíba” onde a violência já é crescente
Durante reunião com o senador Cássio Cunha Lima, na vice-presidência do Senado, o ministro Raul Jungmann (Segurança Pública) admitiu que, em função da intervenção militar no Rio de Janeiro, pode “empurrar bandidos para outros Estados, inclusive a Paraíba”. A presença das Forças Armadas no Rio, segundo Jungmann, pressiona o crime organizado.
“A tendência é que membros do Comando Vermelho migrem para outros Estados, a Paraíba entre eles”, admitiu o ministro. Cássio aproveitou para agendar, em breve, uma reunião com toda a bancada federal e o ministro, com o objetivo de encontrar “alternativas que possam antecipar esse tipo de migração de bandidos, num Estado já muito marcado pela violência”.
“O senador Cássio é uma referência no Brasil e no Senado da República e precisamos dele para que discutamos questões cruciais como a lentidão da estrutura recursal, bem como o ciclo completo das polícias e a política nacional antidrogas”, arrematou.
Números – “No caso da Paraíba, no que diz respeito a homicídios, entre 2008 e 2016, registrou-se um crescimento de 39%. No Rio de Janeiro, se verificou um decréscimo de 8%”, explicou o senador ao ministro. Jungmann considerou oportunas as preocupações do senador paraibano.
Segundo a Revista Piaui, em edição recente, “e a informação está correta. Esses números indicam a variação na taxa de homicídios dos dois estados (Paraíba e Rio) entre as edições de 2010 e 2017 do Anuário Brasileiro de Segurança Pública”.
Para Cássio, “todo paraibano tem sentido na pele, e no número de assaltos e sobressaltos, o crescimento da violência que grassa no estado”. O senador afirmou que o momento é de unidade para proteger a população das duras e drásticas consequências da bandidagem.