Ministro assina contrato e garante reinício imediato de obras do Eixo Norte da Transposição
As obras do Eixo Norte da Transposição devem começar até o início de maio. Foi o que garantiu o ministro Hélder Barbalho (Integração) ao senador Cássio Cunha Lima, anunciando a assinatura do contrato de construção da obra com o consórcio Emsa-Siton, que foi o vencedor da recente licitação realizada pelo Governo Federal.
“A ordem de serviço será assinada já nos próximos dias”, revelou o senador. O contrato é da ordem de R$ 516,8 milhões e a expectativa é de que as obras sejam retomadas até o início de maio, com as águas do São Francisco. E, se as obras prosseguirem em ritmo normal, ás águas da Transposição poderão chegar ao Sertão da Paraíba até o final do ano.
As obras foram paralisadas, no ano passado, após a Construtora Mendes Júnior anunciar desistência, alegando falta de condições para prosseguir com os trabalhos.
Quando as obras da Transposição estiverem totalmente finalizadas, mais de 12 milhões de pessoas em Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte contarão com o abastecimento regular. Serão beneficiados 390 municípios nesses estados. “Só quem é nordestino e sofreu na pele as dificuldades da falta d’água pode avaliar a importância desse gesto”, avaliou o senador.