Ministro atende pedido de Romero e Campina vai ter o 1º centro de referência em microcefalia do País
O ministro Osmar Terra (Desenvolvimento Social) confirmou ao prefeito Romero Rodrigues que irá atender seu pedido para fazer de Campina Grande o primeiro centro de referência do Brasil de tratamento das crianças especiais, notadamente as que apresentam quadro de microcefalia. Foi a partir de Campina, através da médica Adriana Melo, que descobriu a associação entre microcefalia e o vírus da Zika.
O pioneirismo de Campina Grande em aplicar um tratamento humanizado aos bebês microcéfalos e suas famílias chamou a atenção do governo federal, que pretende usar o mesmo padrão em nível nacional.
Segundo o ministro, o centro deverá prestar atendimento continuado para a estimulação precoce das crianças com lesão neurológica grave.
Rede de Proteção – A rede de proteção às vítimas da microcefalia criada por Romero garante desde abrigo para mães de outras cidades que vêm trazer suas crianças para o tratamento no Hospital Pedro I até a disponibilidade de equipes multiprofissionais dedicadas integralmente aos bebês.
Mais recentemente, por decreto, o prefeito assegurou que as famílias com esses bebês especiais não precisarão se submeter ao sorteio das casas do Complexo Aluízio Campos (conjunto habitacional com 4,1 mil casas no Ligeiro) construído em parceria com o Governo Federal.