Ministro critica Dilma (e Lula) por declaração dada em João Pessoa
Uma frase dita pela presidente Dilma durante sua passagem por João Pessoa, ainda em abril do ano passado, vem causando polêmica entre o ministro Gilmar Mendes (Supremo Tribunal Federal) e a Presidência da República. Dilma veio à Paraíba participar de uma solenidade de entrega de chaves de moradias, do programa Minha Casa, Minha Vida.
Em seu pronunciamento, a presidente chegou a afirmar: “A gente faz o diabo quando é hora de eleição.” O ministro afirmou, ontem (terça, dia 4), à mídia nacional: “Eu não cometo nenhuma imprecisão ao lembrar a declaração da presidenta Dilma que diz ‘a gente faz o diabo quando é hora de eleição’. A gente pode entender essa expressão de várias formas.”
E arrematou: “Mas, fazer o diabo tem uma carga figurativa muito grande. Será que fazer o diabo significa que é capaz até de fraudar a eleição?” Gilmar também mirou o ex-presidente Lula, conforme registro do jornalista Josias de Souza: “Gilmar criticou também uma frase de Lula, dita num evento partidário em agosto passado. Dirigindo-se a Dilma, o morubixaba do PT afirmara: ‘Eles não sabem o que nós seremos capazes de fazer pra fazer com que você seja a nossa presidenta’.”
E Gilmar disse ainda: “Temos sido muito tolerantes com muitas pessoas. Quem diz isso, é capaz de dizer: ‘eu sou capaz de fraudar a eleição’. Pessoas que ocupam ou que ocuparam cargos públicos têm que ter alguma dignidade. Esse tipo de afirmação gera suspeita.”
As declarações do ministro, da forma como pronunciadas, reverberaram no Palácio do Planalto, e soaram como acusação em relação ao recente processo eleitoral.
Mais em http://goo.gl/Sl9Nt7, onde é possível conferir a fala da presidente Dilma e também do ex Lula.