Ministro dá ultimato a RC e Estado terá até julho pra sair da área de risco da aftosa
O ministro Mendes Ribeiro Júnior (Agricultura) veio a João Pessoa, na tarde desta quinta (dia 31), e mandou duro recado ao Governo Ricardo Coutinho. Mendes alertou que a Paraíba tem até o próximo mês de julho para se enquadrar nas metas exigidas pelo Ministério para o Estado deixar a zona de risco da febre aftosa.
“Trata-se de uma recomendação da presidente Dilma, para que todos os Estados cumpram as exigências e o Brasil não sofrer prejuízos na venda de carne para o exterior. Hoje, a Paraíba está nessa zona de risco, o que compromete a imagem do País”, afirmou o ministro, que visitou algumas fazendas da região e manteve reunião em palácio com o governador.
O Ministério apresenta um total de 17 metas que o Governo precisa cumprir, dentre elas o controle rigoroso da vacinação de rebanhos bovinos. Até o ano passado, a Paraíba vinha no risco intermediário, que exigia apenas cuidados extras. Mas, durante o Governo RC entrou para a zona de risco desconhecido, que impede a comercialização de gado pelas fronteias.
Logo que o Estado foi anunciado como risco desconhecido, o governador Eduardo Campos (PE), mandou fechar as fronteias com a Paraíba, impedindo a circulação de gado entre os dois estados.