Ministro Vital sinaliza crediário para Governo Dilma pagar pedaladas em 60 prestações
O ministro Vital Filho (TCU) deu uma no cravo, quando votou pela desaprovação das contas da presidente Dilma, e agora pode dar uma na ferradura. Vital, que é o relator da matéria, tem sinalizado que irá votar pelo pagamento das chamadas pedaladas fiscais com um parcelamento camarada em 60 vezes. As pedaladas estão estimadas em R$ 40 bilhões.
As pedaladas, como se sabe, foi uma manobra contábil ilegal usada pelo Governo de represar o repasse de recursos do Tesouro Nacional a bancos oficiais. Com isso, os bancos foram obrigados a arcar com pagamentos de benefícios sociais, como o Bolsa Família, o seguro-desemprego e o abono salarial, além de bancar os subsídios em linhas de crédito oficiais.
Caso se confirme esse parecer do ministro Vital, o crediário ainda terá que passar pelo crivo dos demais ministros do Tribunal de Contas da União. O Governo Dilma especula incluir as pedaladas como restos a pagar, que só seriam quitadas, em verdade, no orçamento do próximo ano. O assunto é controverso e deverá render muita polêmica nos próximos dias.