Modernização: Câmara de João Pessoa vai implantar sistema para agilizar trabalhos legislativos
A ideia é tornar mais ágil a tramitação de processos legislativos. Uma comitiva de vereadores liderada pelo presidente Marcos Vinícius foi Senado Federal, para tratar, junto ao vice-presidente da Casa, senador Cássio Cunha Lima, da implantação do Sedol (Sistema de Envio de Documentos Legislativos), que já funciona em alguns parlamentos do País.
Com esse novo sistema, os vereadores poderão enviar projetos, relatórios e emendas por meio eletrônico, dispensando a utilização de documentos em papel. O sistema prevê, inclusive, o uso de assinatura digital. “Informatizar o processo legislativo traz benefícios para a Câmara e, consequentemente, para o cidadão. Agiliza o processo e diminui a burocracia de modo eficiente e transparente”, diz Marcos.
Segundo o presidente, o Sedol “vem se somar ao SAPL, o Sistema de Apoio ao Processo Legislativo, que foi adotado pela Câmara de João Pessoa, há mais de dez anos, e por onde a tramitação dos projetos legislativos pode ser consultada pelo público em geral.
Integram a comitiva, além do presidente Marcos, os vereadores Eduardo Carneiro (PRTB), 3ª Secretário da CMJP, e Damásio Franca Neto (PP) e o diretor-geral da Casa, Carlos Santos.