MOSTRA FORÇA João reúne base, reforça desejo de disputar Senado e admite que Lucas pode ser candidato em 2026
Foi, sem dúvida, uma demonstração de força política, meu caro Paiakan. Nessa segunda-feira (13/01), a governador João Azevêdo (PSB) reuniu nada menos do que 146 prefeitos, 23 deputados estaduais, cinco federais e secretários, durante um encontro político, em que a principal pauta foi a eleição de 2026.
A senha é óbvia: como deve disputar a senatória, em 2026, João mostra o tamanho de sua base, pelo menos em tese. Claro, boa parte das lideranças estava presente na esteira da apresentação do Programa Paraíba 2025-2026, com portfólio de obras em praticamente todos os municípios do Estado.
Com muita água ainda vai rolar até a disputa de 2026, não está garantido que todos os presentes se mantenham em sua base e votem com sua candidatura, mas já é um sinal de prestígio, para quem está no penúltimo ano da gestão. E também não se descarta que, ao longo de 2025, a depender do êxito da gestão, consiga até ampliar sua base.
Em conversas com jornalistas, João admitiu que, realmente, seu principal objetivo para 2026 é deve deixar o comando do Governo para disputar uma cadeira de senador. Mas, fez questão de frisar que essa decisão dependerá também de uma unidade de sua base, inclusive em torno da chapa majoritária.
Também adiantou que, uma vez se desincompatibilizando para entrar na disputa, será natural que o vice-governador Lucas Ribeiro (Progressistas) assuma o Governo e, inclusive, queira disputar a reeleição. “Lucas tem a minha total confiança”, chegou a afirmar. Ou seja, não cravou Lucas candidato, mas abriu a perspectiva, meu caro Paiakan.
Se bem que o jogo está só começando e, até a definição final, certamente outros nomes serão avaliados com o deputado-presidente Adriano Galdino (Republicanos), já em campanha, o prefeito Cícero Lucena (Progressistas) e até, eventualmente, o secretário Deusdete Queiroga (PSB).