Movimento denuncia em outdoor onda de violência: “Na Paraíba falta segurança pública, mas sobram bandidos”
O Movimento Fui Assaltado, que registra e denuncia os casos de assalto a pessoas em João Pessoa, acaba de iniciar uma campanha em outdoor, em que cobra do Governo do Estado providências contra a onda crescente de violência no Estado. Dizem os organizadores, “segurança é direito nosso, não vamos parar até que ele seja respeitado”.
No outdoor, a mensagem não deixa dúvida: “Na Paraíba falta segurança pública, faltam policiais nas ruas, faltam leis severas. Mas sobram bandidos.” O primeiro outdoor foi instalado na Praça da Paz, nos Bancários, mas ideia é levar a mobilização para outros bairros de João Pessoa. Os organizadores pedem: “Participem da campanha e tirem uma foto junto ao outdoor e postem em suas redes sociais.”
Estatísticas – No último mês de março, o Movimento Fui Assaltado JP, integrado por pessoas no Facebook, que coleta relatos de registros policiais feito pelas próprias vítimas, parentes ou amigos, divulgou um balanço dos assaltos em João Pessoa e apurou a ocorrência de pelo menos 354 registros, em apenas seis meses do estudo.
Um número que, na realidade, deve ter sido ainda maior, uma vez que nem todos os casos chegam ao conhecimento do grupo. Segundo o estudo, os assaltos correspondem a 72,5% dos casos, e Bancários é o bairro onde as pessoais mais relataram eventos. Segundo Déborah Suelda, coordenadora do movimento, em 39% dos assaltos, os objetos roubados foram celulares.
Nem todos os casos, obviamente, foram objeto de um Boletim de Ocorrência em delegacias de policia. De qualquer forma e apesar dos dados serem empíricos, sem muita consistência científica, foram remetidos para a Secretaria de Segurança Pública.
Mais em https://goo.gl/QBBe0N