MOVIMENTOS NA CALVÁRIO Ricardo Coutinho protocola reclamação contra Ricardo Vital junto ao Supremo Tribunal Federal
O ex-governador Ricardo Coutinho voltou a protocolar, junto ao Supremo Tribunal Federal, uma reclamação contra o desembargador Ricardo Vital, relator da Operação Calvário junto ao Tribunal de Justiça da Paraíba. O ministro Gilmar Mendes será o relator do pedido.
O desembargador, como se sabe, determinou, em fevereiro de 2020, várias medidas cautelares, dentre elas o uso de tornozeleiras eletrônica, suplementando outras medidas determinadas pelo Superior Tribunal de Justiça.
O processo, objeto da reclamação de Ricardo Coutinho, trata de ações decorrentes da Calvário, que, de acordo com as investigações do Gaeco, apontaram o ex-governador como cabeça de uma organização social.
Em decisões anteriores, os tribunais superiores negaram pedidos de advogados de Ricardo Coutinho e Coriolano Coutinho, para retirar os processos do Tribunal de Justiça e levar para o STJ.
Ainda de acordo com a força-tarefa, a organização social chegou a desviar mais de R$ 134 milhões de recursos da Educação e da Saúde, através de conluio com organizações sociais, que terceirizaram hospitais, unidades de saúde e escolas da rede estadual de ensino.