MP deve investigar farra de nomeações feitas por vereadores na Prefeitura
O Blog recebeu a informação de que o Ministério Público vai investigar a farra de nomeações realizada por alguns vereadores em João Pessoa. Segundo informações nos bastidores da Câmara Municipal, apenas dois parlamentares nomearam mais de 1,3 mil servidores sem concurso na Prefeitura. Pior: estavam usando o nome de outros vereadores e até deputados.
A denúncia foi feita pelo deputado João Gonçalves, destacando, contudo: “Eu até acho que o prefeito Luciano Agra não sabia. Porque, se soubesse, não permitiria isso. Mas, pelo que sei, teve gente que usou o nome de outros para indicar nomeações na administração. Alguns ficaram espantados quando viram seu nome associado a algumas nomeações, quando nunca nomearam!”
Bem, a denúncia chegou ao Ministério Público, que deve abrir, proximamente, um procedimento técnico para apurar a sua veracidade. O certo é que alguns vereadores não beneficiados se dizem injustiçados, porque “enquanto um ou dois tiveram essa montanha de cargos para vencer as eleições, outros não tiveram nada e ainda foram usados”.
A primeira informação sobre a farra de nomeações vazou da Comissão de Transição do prefeito eleito Luciano Cartaxo. E a recomendação foi para promover a demissão abusiva de prestadores, até como uma cobrança dos demais vereadores que não nomearam. E há os novatos que também reivindicam espaço na futura gestão do prefeito Cartaxo.
A Prefeitura de João Pessoa, conforme relatório do Sagres, possui mais de 17 mil servidores sem concurso (contra pouco mais de 13 mil concursados), dos quais mais de nove mil foram nomeados pelo prefeito Luciano Agra, em menos de dois anos de gestão. Segundo o governador Ricardo Coutinho, Agra transformou “a Prefeitura num balcão de negócios”.
Agra se defende da acusação, afirmando que os prestadores foram contratados para atender aos vários equipamentos, principalmente na área de educação e saúde, que foram inaugurados por sua administração. O assunto tem sido um dos mais comentados nos bastidores da Câmara Municipal de João Pessoa.