Mudanças à vista: RC pretende acomodar Santiago e devolver Marrocos à Câmara
São cada vez mais fortes os indícios de que o governador Ricardo Coutinho deve promover uma pequena reforma administrativa até o mês de outubro. O pretexto será, como já noticiado, para afastar os secretários que pretendem ser candidatos em 2014. Mas, a verdade é que RC cogita abrir vagas para acomodar aliados e satisfazer algumas conveniências.
No capítulo das conveniências, é bem possível que convoque o vereador Zezinho do Botafogo para um cargo no Governo. O objetivo é levar Sandra Marrocos, atualmente na Fundac, de volta à Câmara. O governador quer barulho na Casa e uma oposição mais efetiva ao prefeito Luciano Cartaxo, engrossando a bancada com parlamentares mais ofensivos.
De outro lado, se sabe que o governador tem a demanda de acomodar o PTB do ex-senador Wilson Santiago em sua administração, para assegurar o apoio do partido ao seu projeto de reeleição. Deve fazer uma proposta de pacto ao PSC, com possibilidade de participação em seu Governo. Há, na verdade, muitas queixas de aliados que reivindicam mais espaços.
Os três secretários candidatos seriam Aracilba Rocha (Finanças), Estelizabel Bezerra (Comunicação) e Ricardo Barbosa (PAC e Suplan). A saída de Estela não é novidade. Nos últimos tempos, o adjunto da pasta, Paulo André, tem assumindo muitas das atribuições que, até um tempo desses, eram de Estela. Além do mais, pesa sobre ela os gastos excessivos com publicidade, em investigação.
No caso de Barbosa, há muitas queixas de deputados da base do Governo contra a ofensividade do secretário por votos, invadindo redutos e causando problemas ao governador. As queixas se avolumam. E há queixas de outros secretários com Aracilba, conhecida pela mão de ferro como administra o cofre do Governo.
De forma, que os elementos estão postos para uma iminente mudança na equipe girassol, já visando a estratégia da reeleição.