NA BAHIA Lula usa apelido para ironizar ACM Neto em meio à crise com o União Brasil
Durante evento na Bahia, o presidente Lula usou um apelido pejorativo para se referir ao secretário-geral da União Brasil, ACM Neto. Lula chamou o ex-prefeito de “grampinho. ACM Neto é, atualmente, presidente do Instituto Índigo, braço de educação do partido.
Em certo momento de seu discurso, Lula revelou que desconfiava do potencial eleitoral de Jerônimo Rodrigues (eleito), para a disputa ao governo do Estado, mas foi convencido por Rui Costa de que ele seria o melhor candidato: “Eu vim para cá, Jerônimo tinha 3%, o grampinho, quase 80%.”
Jerônimo Rodrigues venceu as eleições no segundo turno com 52,8% contra 47,2% de ACM Neto, que optou por ficar neutro em relação à disputa presidencial. Na Bahia, os dois partidos seguem em campos opostos. Mas, no plano nacional, o União Brasil tem três ministros no governo Lula, porém se diz independente no Congresso Nacional.
Segundo a Folha de São Paulo, “o apelido foi dado por adversários em meados dos anos 2000, no primeiro governo Lula, quando o então senador Antônio Carlos Magalhães (1937-2007), avô de ACM Neto, foi investigado por supostamente comandar um esquema de grampos telefônicos ilegais na Bahia”.
(mais em https://bit.ly/42LG87I)