NA BERLINDA… Cabo Gilberto anuncia pedido de impeachment contra Barroso por ato político-partidário
O deputado Cabo Gilberto confirmou, nessa quinta (13/07), que irá protocolar um pedido de impeachment contra o ministro Roberto Barroso (Supremo Tribunal Federal).
O parlamentar alega cometimento de ilícito de Barroso, ao declarar, durante evento na UNE (União Nacional dos Estudantes) de que teria “derrotado o bolsonarismo”.
Além do mais, lembra o deputado, em pelo menos três outras oportunidades, o ministro revelou uma militância política e partidária, que é vedado pela Constituição.
“O ministro já afirmou que eleição não se ganha, eleição se toma, durante uma ida ao Congresso, articular contra a aprovação do projeto de voto impresso auditável”, lembrou Cabo Gilberto.
E ainda: “Depois, hostilizou eleitores em Nova Iorque, quando confrontado sobre as eleições, dizendo “Perdeu, Mané”, demonstrando mais uma vez seu partidarismo.”
“E, como nada aconteceu, o ministro exacerba ainda mais, ao afirmar ter derrotado o bolsonarismo, o que demonstra, de forma cabal, sua militância, seu ativismo contra Bolsonaro”, completou.
Para o deputado, Barroso teria cometido o crime de exercer atividade político-partidária ao externar posicionamento político, “o que não é permitido previsto no artigo 39, inciso 3 da Lei 1079/50”.
“Ele claramente rasgou a legislação brasileira ao afirmar que agiu politicamente. Esse é o ministro Barroso, que vai assumir a presidência do STF”, arrematou.
Pedidos – Vários outros parlamentares de oposição já anunciaram que irá apresentar pedidos de impeachment contra Barroso.