Após sinalizar que o projeto de Anistia não é pauta prioritária da Câmara, o deputado-presidente Hugo Motta (Republicanos) anunciou que irá empreender celeridade para tramitação na Casa a PEC da Segurança Pública encaminhada pelos ministros Ricardo Lewandowski, (Justiça) e Gleisi Hoffmann (Relações Institucionais).
“Segurança pública é um tema que nos une. Há pouco, eu e os líderes da Câmara recebemos a PEC da Segurança Pública pelas mãos do ministro Ricardo Lewandowski e da ministra Gleisi”, postou Hugo em suas redes sociais. A matéria deverá, inclusive, ser submetida aos líderes da Câmara nas próximas horas.
De que trata – PEC da Segurança é uma das prioridades do Governo Federal. O texto, elaborado pela equipe de Lewandowski, busca unificar o combate ao crime organizado com ações coordenadas entre a União, Estados e Municípios. Mas, não tem sido bem recebida por governadores e prefeitos.
Os gestores temem que, com a aprovação desta PEC, a União passe a interferir diretamente no poder dos Estados e Municípios de gerir as forças de segurança.