Na contramão: enquanto RC aumenta impostos até seu secretário diz que Pernambuco vence crise com incentivos fiscais
Uma postagem assinada pelo secretário-adjunto Wilbur Holmes Jácome, em sua página no Facebook, chamou a atenção de empresários da Paraíba. Wilbur destaca como o Estado vizinho de Pernambuco vem avançando em sua economia, com a adoção de medidas de grande eficácia, segundo ele, como a redução de alíquotas de ICMS, dentre outras.
O contrário, obviamente, do que tem acontecido na Paraíba, com aumentos de impostos, como ocorreu com o IPVA (de 2% para 2,5%), ICMS (importações passou de 17% para 18%) e ITCD (Imposto sobre a Transmissão Causa Mortis e Doação), que passou de 4% para 8%, foi aprovado em setembro do ano passado pela Assembleia e sancionado pelo governador.
O arrocho fiscal imposto por seu Governo determinou o aumento do preço da gasolina e das importações, em relação a outros Estados, com o Pernambuco, como o próprio secretário admite, conforme postagem: “Pernambuco cada vez mais agressivo. isso mesmo depois de diminuir alíquotas para fabricação de motos no início do ano, agora é a vez do ICMS Importação em (Porto de) Suape.”
E arremata Wilbur: “Apesar da reclamação de crise no ambiente estatal, o Governo Pernambucano estimula a economia com incentivos fiscais para a iniciativa privada.”