Na PB é assim: 87 mil alunos da rede estadual fora da sala de aula
O fechamento de mais de 200 escolas públicas estaduais, pelo visto, começa a mostrar seus efeitos na educação pública do Estado. O último relatório do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) revela que, no período entre 2012 e 1013, o número de matrículas na rede estadual caiu 25,34% na Paraíba.
No período de um ano, o número de matrículas da rede estadual caiu de 343.300 matrículas (2012) para 256.278, este ano, em que tenha havido uma diminuição na população do Estado. A verdade é que mais de 87 mil jovens ficaram fora da sala de aula na Paraíba, seja pelo fechamento de escolas, seja por falta de uma política competente de educação.
O problema é que o histórico do governador Ricardo Coutinho não ajuda. Quando assumiu a Prefeitura de João Pessoa, em 2005, encontrou uma rede municipal com cerca de 60 mil alunos matriculados. Um ano depois, registrou-se uma queda de mais de 10 mil alunos. E seguiu caindo nos anos seguintes, chegando a pouco mais de 40 mil estudantes matriculados.
Os dados são ainda mais comprometedores para o gestor Ricardo Coutinho, quando se constata, ainda segundo o Inep que, em 2013, a Prefeitura de João Pessoa conseguiu aumentar em mais de 24% o número de matrículas, quando comparado com o ano anterior. A rede municipal da Capital fechou o ano com um balanço positivo de 57,5 mil alunos matriculados.