Na PB é assim: alunos deixam de estudar por conta da violência nas escolas
O Governo do Estado precisa mudar o seu script quando se refere à queda dos índices de violência na Paraíba. Há poucos dias, vazou um vídeo de uma câmara de segurança na Internet, mostrando momento em que um bandido invade a Escola Aruanda (Bairro dos Bancários), em João Pessoa, aborda uma das alunas, rouba o seu celular e ainda agride fisicamente a adolescente.
Soube-se, então, pelos servidores da escola, que essa tem sido uma rotina, levando a evasão de alunos, com medo do ataque constante dos bandidos. Agora, vem esse lamentável episódio em que as aulas da Escola Estadual João Navarro Filho, no Bairro do Valentina Figueiredo, foram suspensas, após a tentativa de assassinato de um dos alunos por bandidos armados.
Segundo a direção e os funcionários, “diariamente são registrados assaltos e casos de agressão física contra os alunos em frente à escola, e agora até mesmo dentro”. Com a ação persistente dos bandidos, vários pais já retiraram seus filhos do educandário temendo pelo pior. “Nós avisamos à polícia, mas a violência permanece”, completa um servidor.
Há poucos dias, bandidos armaram uma barricada (com uma carroça) na Avenida Tancredo Neves, ao lado da Escola Luis Augusto Crispim, disseminando pânico entre funcionários e alunos, além de assaltar vários motoristas. Quando a polícia chegou ao local, eles conseguiram fugir impunes. Na escola, restou o pânico de alunos e funcionários. Vários pais decidiram retirar seus filhos da escola.
Esse é o retrato da segurança pública na Paraíba. Como se já não bastasse o fechamento de mais de 230 unidades escolares pelo Governo do Estado, agora os alunos estão deixando de frequentar as escolas que restaram por conta da violência. O cidadão está claramente refém dos bandidos, e o Governo tem se mostrado absolutamente incapaz de enfrentar o problema.
E não adiante ficar afirmando que a violência é um problema nacional, porque em vários Estados os indicadores de violência vêm caindo, graças a ações eficazes de seus gestores. Também não adianta muito ficar divulgando que houve redução da criminalidade no Estado, quando a realidade desmoraliza os dados todos os dias. O Governo Ricardo Coutinho precisa mudar o script.
E, enquanto isso não ocorre, vamos testemunhando envergonhados, quando comparamos com o restante do País, João Pessoa saltar de 29ª para a 4ª cidade mais violenta do mundo (entre aqueles onde não há uma guerra), nos últimos quatro anos, que, por mera coincidência, ocorreu no Governo Ricardo Coutinho.
Vídeo do ataque a uma aluna na Escola Aruanda…