Na PB é assim: assaltos a bancos passam de 121, o dobro de todo ano passado
Mais uma ocorrência de assalto a bancos na Paraíba com uso de explosivos. Foi no Banco do Brasil de Caiçara (Brejo). Os bandidos fizeram o rapa. Porém, nada de surpreendente pelo que se tem observado nos últimos anos. O detalhe é apenas o número: foi o 45º registro dessa modalidade. No total do ano, o número de ocorrências passou dos 121 casos…
O dobro das ocorrências verificadas em 2012, que foram 63, conforme levantamento do Sindicato dos Bancários. Para se ter uma ideia da escalada de violência, no dia 12 de outubro, ou seja, há um mês, o número de ocorrência contra bancos era de “apenas” 104. Foram 20 a mais em apenas 30 dias, o que projeta um total acima de 150 até o final do ano…
Um aumento de 150% em relação ao ano anterior. Uma estatística que certamente o Governo Ricardo Coutinho desconhece, pois tem divulgado que a violência está diminuindo (!) no Estado. O problema é que o discurso do Governo não bate com a realidade das ruas, não bate com os números, e contra números não se briga, eis a verdade. Vivemos um clima de guerrilha.
Claro, a culpa é dos bancos. Pelo menos no dizer do secretário de Segurança Pública, Cláudio Lima, e do próprio governador, para quem a maior responsabilidade é das agências bancárias. E, pelo que o portal do Governo divulgou, a culpa seria também das mulheres se fosse assaltadas na rua, e não fizessem cara feia para os bandidos. Nesse Governo é assim: a culpa é sempre dos outros.
Para o Governo do Estado tem sido seu hábito apresentar estatísticas ridículas de redução da criminalidade, afrontando a realidade das ruas. Para a população, refém da bandidagem, os números representam precisamente a temperatura da violência, no contraponto a sistema de segurança absolutamente incapaz de enfrentar os bandidos.
E é que, durante a campanha de 2010, o então candidato Ricardo Coutinho prometia acabar com a violência em apenas seis meses de Governo. Basta conferir este vídeo de sua campanha no Youtube: http://bit.ly/zfVGHR. Ricardo afirmou (especialmente a partir do ponto 2:44): “No meu Governo, tudo isso vai acabar…”
Depois que Ricardo Coutinho assumiu o Governo, a Paraíba saltou para o 3º Estado mais violento do Brasil (mais em http://bit.ly/14Adc0B). E, conforme estudo elaborado por uma ONG mexicana, a região metropolitana da Grande João Pessoa se tornou a 10ª mais violenta do mundo. Os dados causaram intensa repercussão na Paraíba e em todo o País. Mais emhttp://bit.ly/1adi4yl.