O prefeito Cícero Lucena (Progressistas) está nadando de braçadas. Pelo menos a julgar pelas mais recentes pesquisas. Na primeira, divulgada pelo Instituto Anova, os números trazem o prefeito na liderança da corrida pelo Governo do Estado em 2026. Bem à frente do segundo colocado, o ex-deputado Pedro Cunha Lima (PSD).
Depois, uma amostragem do instituto DataRanking aponta para um índice de aprovação de sua gestão à frente da Prefeitura da ordem 69,6%. Um indicador importante para quem está, ainda que não de forma oficial, na disputa pelo Governo, partindo do maior colégio eleitoral.
Este é um detalhe importante, porque, só pra relembrar, na disputa de 2022, Pedro foi o candidato da oposição no 2º turno e chegou a vencer nos pricipais colégios, como João Pessoa, na disputa contra o governador João Azevedo (PSB), então candidato à reeleição. Pedro pode tentar repetir a dose no próximo ano.
Contudo, numa eventual disputa entre Cícero e Pedro ao Governo, a julgar esses números da aprovação como verdadeiros, é de se imaginar que Pedro não consiga repetir o desempenho de 2022. Se, obviamente, os dois forem candidatos na disputa do próximo ano. O raciocínio se pauta pelos números da pesquisas.
Mas, há uma travessia pela frente para que Cícero e Pedro consolidem suas candidaturas. Pela seara governista, há o nome do vice-governador Lucas RIbeiro (Progressistas) e que deverá assumir o Governo, na eventualidade de João sair para disputar o Senado. Na oposição, o senador Efraim Filho (União Brasil) não esconde o desejo de ser o candidato da oposição.
Por enquanto, ainda sem assumir uma eventual candidatura ao Governo, Cícero comemora: “O alto índice de aprovação demonstra a confiança da população nas ações de gestão e na condução dos projetos que têm como objetivo o bem-estar e o desenvolvimento da cidade.”