NA RETOMADA DA VACINAÇÃO Prefeitura de João Pessoa vai exigir comprovação de residência para pessoas de 55 anos com morbidades
A prefeitura de João Pessoa passará a exigir o título de eleitor para fins de comprovação de residência, no seu programa de vacinação. Um estudo mostrou que, deste o início da campanha, 21 mil pessoas moradoras de outros municípios receberam a vacinação em João Pessoa, e este foi um dos fatores que levaram a acabar, antes do previsto, as doses de imunizantes.
Há a suspeita que pessoas vindas de outros municípios podem ter usado comprovantes de residência de amigos ou parentes que moram em João Pessoa para ludibriar a equipe de vacinação. Ainda que equipes de vacinação não pudessem recusar a imunização a essas pessoas. A decisão de exigir documentos comprobatórios faz parte de sugestões apresentadas pelo Ministério Público.
Há a expectativa da chegada, nas próximas horas, de novas doses de vacina contra a Covid. Pelo programa, serão vacinadas as pessoas a partir de 55 anos com comorbidades. Nesta fase da campanha, serão usadas as doses da Astrazeneca/Fiocruz, já que a prefeitura se comprometeu a reservar a Coronavac para quem precisa tomar a segunda dose do imunizante.
A campanha de vacinação está, temporariamente, suspensa em João Pessoa precisamente por falta de vacinas. Com a nova remessa do Ministério da Saúde, de 110 mil doses, a vacinação deverá ser retomada no próximo sábado.