VIROU GUERRA Prefeitáveis esquecem propostas e partem para a troca ataques pessoais em debate da TV Manaíra
Não foi exatamente um debate de ideias, meu caro Paiakan. Muito mais uma troca de ataques pessoais entre os candidatos, no debate realizado pela TV Manaíra, na noite desta quinta-feira (19/09). De um modo geral, a artilharia maior partiu dos candidatos de oposição, especialmente Ruy Carneiro (Podemos), que insistiu em acusar a gestão do prefeito Cícero Lucena (Progressistas) de ligações com o crime organizado, inclusive citando sua filha, Janine.
A curiosidade foi Cícero, na sequência, revelar que as pessoas supostamente envolvidas no esquema da Operação Território Livre tinham sido nomeadas na gestão do ex-prefeito Luciano Cartaxo (PT). Cartaxo negou, mas o prefeito manteve a informação. Cícero também não deixou de lembrar que Ruy tem uma condenação de 20 anos de prisão, e que tenta de apresentar ao eleitorado como ficha limpa.
Marcelo Queiroga (PL) também lamentou as suspeitas de envolvimento da gestão municipal com o crime organizado, relembrou a Operação Confraria, que atingiu Cícero, e recebeu como troco a acusação de negligência na condução do Ministério da Saúde, durante a pandemia.
Outro tema que voltou à pauta foi a vinculação de Cartaxo com Ricardo Coutinho, especialmente por conta da Operação Calvário. Cartaxo rebateu que não há condenação contra o ex-prefeito, apesar das várias denúncias do Gaeco, que o transformaram Ricardo Coutinho em réu. Ele que indicou sua esposa, Amanda Rodrigues, com sua vice.
No final, ficou a sensação de que os candidatos, via de regra, deixaram de cumprir o principal objetivo do debate que seria a confrontação das suas ideias e programas de governo, e terminaram resvalando para a artilharia pessoal, meu caro Paiakan. Restou então às assessorias procuraram difundir que o seu candidato ganhou o debate, mas na verdade, nem houve vencedores de fato. O debate foi conduzido pelos apresentadores Cláudia Carvalho e Heron Cid.