Nacional libera PT para celebrar aliança com PPS de Nonato e receber apoio de Agra

O PT acaba de dar pista livre para o jornalista Nonato Bandeira taxiar a desistência de sua candidatura a prefeito, para formalizar a aliança com PPS, e compor a chapa do deputado Luciano Cartaxo (foto), como seu vice. A direção nacional aprovou, em Brasília, uma exceção para o partido celebrar aliança com o PPS em João Pessoa, mesmo com voto contrário do deputado Luiz Couto.

O PT acaba de dar pista livre para o jornalista Nonato Bandeira taxiar a desistência de sua candidatura a prefeito, para formalizar a aliança com PPS, e compor a chapa do deputado Luciano Cartaxo, como seu vice. A direção nacional aprovou, em Brasília, uma exceção para o partido celebrar aliança com o PPS em João Pessoa, mesmo com voto contrário do deputado Luiz Couto.

É que o PT havia aprovado, no início do processo eleitoral, uma resolução proibindo o partido de celebrar alianças com partidos historicamente de oposição, como PSDB, PPS e Dem. No final de semana, foram intensificados os entendimentos entre o PPS com setores do PT, com aval do prefeito Luciano Agra, e a participação do ministro Aguinaldo Ribeiro.

Na semana passada, Nonato foi a Brasília e se reuniu com Roberto Freire, obtendo dele o compromisso de que, se tivesse o apoio do prefeito Agra, teria seu endosso para uma negociação com o PT de Luciano Cartaxo. Na última sexta, Nonato e Freire estiveram em João Pessoa, se reuniram com o prefeito Agra, quando praticamente todo o acordo foi selado.

No sábado, Nonato se reuniu com o ministro Aguinaldo Ribeiro, com a missão de tentar aparar as arestas do PPS com o PT. Ficou deliberado esperar pela reunião do partido, em Brasília, programado para esta segunda-feira (dia 25).